terça-feira, maio 20, 2008

A Nossa Selecção.


Eu tenho a noção do tempo passar pelos campeonatos do Mundo de Futebol. Se alguém me diz que nasceu em 1984 digo logo, “epá tu nem eras nascido no Espanha 82!”. Não que eu fosse muito crescido, mas apesar dos 6 anos lembro-me bem da emoção de ver o Brasil jogar na novíssima TV a cores do meu avô. Zico (o meu ídolo de então), Falcão, Sócrates, Toninho Cerezo, Júnior e o grande Luizinho… entravam em campo e eu vibrava como se fosse o Sporting. Em 86 Portugal qualificou-se, mas a única coisa que ficou de positivo foi este golo de Carlos Manuel contra a Alemanha que valeu o apuramento. Depois voltei a ter o Brasil e este golo de Josimar e mais tarde tive que me render a Maradona (na caderneta escrevi com um marcador “O MELHOR JOGADOR DO MUNDO”). Em 90 a maior parte da equipa brasileira jogava em Portugal, todos do empresário Manuel Barbosa (que é feito dele? Vejam aqui) : Valdo , Mozer, Ricardo Gomes, Branco, Silas numa equipa que despontavam Bebeto e Romário (depois de terem feito um fabuloso campeonato do mundo de juniores ou jogos olímpicos já não me lembro bem, mas sei que os avançados da minha equipa de Subuteo foram de imediato rebaptizados). Foi a última competição internacional que numa só selecção jogavam tantos jogadores pertencentes a equipas portuguesas. Neste Europeu vamos com Scolari, Deco e Pepe. É bom poder torcer também pelo Brasil no campeonato da Europa.




PS. tendo em conta esta opção da FPF, o maior escândalo desta convocatória é a ausência de Liedson. (mesmo lesionado).
PS2. esta minha opinião nada tem a ver com o nacionalismo. É a minha maneira de ver o futebol e as competições que envolvem selecções nacionais.

Sem comentários: