domingo, janeiro 14, 2007

Venha mais um.

“Fazemos esforço para ter Rochemback” – declarações de Soares Franco ao Jogo.

Numa equipa com Custódio, Moutinho, Farnerud, Carlos Paredes, Bruno Pereirinha, João Alves, Carlos Martins, Romagnoli, faz falta é um médio centro. Ainda se podia ir buscar o Tinga…será que o Bruno Caíres ainda joga?
Rochemback parece-me um jogador essencial à táctica de Paulo Bento, que não é a do losango como muita gente pensa, mas sim do “bloco central”. A estratégia é ter os jogadores todos no meio e o Liedson na frente, quando se ganha a bola é passá-la ao Liedson. Paulo Bento é um treinador “à antiga”, não só fez renascer o conceito de médio interior, como só joga com médios interiores. Consta que até arrancou os extremos do jogo de matrecos da academia. Nos treinos quando alguém vai à linha cruzar tem que levar o Paulinho às cavalitas até ao balneário, e se o faz segunda vez não é convocado, foi o que aconteceu ao Nani. Não tenho dúvidas que o principal motivo que levou á substituição do relvado foi a táctica do Paulo Bento, são centenas de jogos e treinos a fustigar o “corredor central” do terreno de jogo.
Não só me preocupa o espectáculo do jogo actual do Sporting mas também o facto de o Sporting sempre ter sido uma excelente escola de extremos: Figo, Frute, C.Ronaldo, Quaresma, Simão…e esta táctica pode ser castradora de novos talentos para esta posição e fomentadora de imensos médios centros anões (terá algum deles mais de 1,65m?).

1 comentário:

Anónimo disse...

O Sporting não foi seguro na defesa, não teve meio-campo, nem ataque (uma oportunidade em 90 minutos é uma perfomance escandalosa para um candidato ao título...), embora Liedson, sempre muito desamparado, tenha sido o melhor jogador da equipa, na procura de espaços, na combinação com os colegas e no jogo individual. Mas o resto, foi confrangedor!