quinta-feira, novembro 22, 2007

Fotografia tipo passe.

Hoje fui tirar fotografias “tipo passe”. Neste tipo de fotografias fico sempre…como é que hei de explicar, com uma cara… de… PARVO. Mas não sou só eu que fico mal. Experimentem pedir documentos aos vossos amigos para verem as fotografias e vão ver… Ou estão com penteados fora de moda, ou com cara de procurado pela PJ, com sorriso forçado… é sempre um bom motivo de risota, disso podem ter a certeza.
Eu acho que isto é propositado porque quando, por algum motivo, temos que mostrar os nossos documentos é sempre a pessoas com profissões chatas: repartições públicas, seguranças, policias... O momento que vêem a nossa fotografia é como uma compensação para o trabalho chato que têm. : “olha a cara de parvo deste gajo…são momentos como estes que fazem com que não me arrependa de ter desistido de Engenharia” – pensa o empregado do registo notarial ao ver o meu BI.
Mas os fotógrafos não têm a culpa, a maior parte destas lojas tem dezenas de exemplos de fotografias deste tipo na montra. Eles subliminarmente estão a avisar-nos, “atenção na melhor das hipóteses podem ficar como estes”. E pior, nunca é só uma fotografia. No mínimo são 4. Uma ou duas são utilizadas e outras ficam perdidas pelas gavetas de casa e de vez em quando damos de caras com elas. Nunca usamos a mesma fotografia mais do que uma vez na esperança de que as próximas que tirarmos é que vão ficar bem. Talvez seja este o segredo do negócio…

3 comentários:

Moyle disse...

E conta-me lá uma coisa para eu saber se é paranóia, minha, conspiração ou defeito profissional de quem tira fotografias "tipo passe". O homem das fotografias (fotógrafo parece-me um bocado pretensioso porque imagino que estes gajos nunca tenham acabado o curso de engenharia fotográfica) não te mandou virar as pernas para um lado e rodar o pescoço ligeiramente no sentido contrário ao das pernas? Não fopi ao pé de ti, depois de estar a apontar a bazuca (que é o que parece que estão a fazer), e deu-te um ligeiro toque no queixo para endireitar a face sem a fazer mover um milímetro e depois chegou à máquina e diise: - Não mexa mais?
Não sei porquê mas isto atormenta o Moyle desde as fotografias para o BI aos 10 anos.

JM disse...

Só não contei mais pormenores porque acho que ninguém tem paciência para ler posts muito compridos.
Fui levado para uma cave escura e húmida, com paredes e sofás castanhos, com um espelho tipo camarim e na parede lá estavam exibidos os troféus de outras caçadas “passianas”. Popas anos 80 para contrabalançar os chumaços das camisas; petizes vestidos de marinheiro; mão no queixo pensando no futuro… Nessa altura a minha vontade era desistir mas ele já estava a descer as escadas pronto para mais uma vítima. – Então, vamos sentar-nos ali (não sei o porquê do plural, mas devia ser para me sentir acompanhado nesta missão). Sentei-me num caixote de madeira e nisto surge a pergunta técnica do artista – As fotografias são para que fim? Aí estremeci e disse : BI. – Ah ok. Dirigiu-se a mim e foi o momento Zen de qualquer sessão deste tipo: rodou-me o queixo usando dois dedos – não se mexa! Rir ou sério?. – Pode ser assim (disse eu). Esta técnica posicional da cara é aprendida nas melhores escolas e é o que distingue os verdadeiros fotógrafos, se fosse assim tão fácil toda a gente ia às máquinas automáticas :) .
Para finalizar disse. – Ficaram fantásticas, ninguém diz que foram em 5 minutos!

Anónimo disse...

Chanfrada Cinquentona +
Sweat Branca +
Sweat Encarnada +
Sweat Navy +
Cacém +
Cigarro +
Fumarada +
Humidade (A tosse era da humidade não era dos cigarrinhos) +
Saco do crocodilo (que por acaso é um dinossauro)= 75 eur
Já só lhe falta a verde :p Kik´s