terça-feira, setembro 25, 2007

Futsal em EXCLUSIVO na SIC! A não perder!


A SIC apostou nesse super mega rifixe evento desportivo nacional que é o FUTSAL. Eu imagino a argumentação dos responsáves do canal para esta escolha: “é futebol, é um desporto em crescimento, tem mais golos que o futebol normal, tem o Benfica e a ganhar…nós só precisamos de vender bem isto, fazemos uns bons vídeos promocionais e o povão papa os jogos todos. Para além disso damos graxa e € à FPF e quem sabe se daqui para a frente não conseguimos o futebol a sério “ Pois é meus senhores, mas a realidade não é bem esta.

Eu este fim de semana dediquei algum tempo ao assunto (cerca de cinco minutos enquanto esperava a “religação” da sporttv para ver futebol a sério) e concluí que na realidade o Futsal tem algumas semelhanças com o Futebol. Tem balizas, o objectivo é marcar golos, só os guarda-redes jogam com as mãos, as claques tem cânticos insultuosos, têm um treinador que vê o jogo da bancada porque agrediu um outro treinador e também, tal como no futebol de 11 do Benfica, só jogam 5 jogadores de futebol. À parte disto, tudo é diferente. Os jogadores são todos anões, o campo é demasiado colorido e com muitas linhas de outras modalidades sendo precisa ajuda de cães pisteiros para encontrar a bola (vejam com atenção a imagem e percebem o que eu digo). Para além disto, tudo acontece demasiado rápido, sendo praticamente impossível perceber o que está acontecer até a bola entrar na baliza. Este desporto está mais próximo do Hóquei em patins do que do futebol de 11, acho que as tácticas são idênticas mesmo.

Mas talvez a SIC não estivesse a pensar apenas no potencial do jogo só pelo espectáculo, viram mais “à frente” e tiveram em conta o potencial de espectadores que são os adeptos dos clubes participantes. É porque afinal estamos a falar de clubes como o Sassoeiros, Fundação Jorge Antunes, Alpendorada, SL Olivais (este grande bairro em que vivi 30 anos), Benfica… clube sem ser de bairro só mesmo o Sporting. Toda a gente sabe que estes são clubes que movimentam multidões, basta ver um jogo da primeira liga do futebol de 11, tipo Leiria-Naval, perceber os milhares de espectadores ao vivo e em casa numa possível transmissão via TV, e extrapolar isso para o FUTSAL.É difícil perceber como é que a Sporttv, que tem que “encher” dois canais de desporto, deixou escapar este evento.

Apesar de tudo parece que a primeira emissão teve cerca de 400 mil espectadores, sendo dos programas mais vistos (não esquecer que segundo as mesmas fontes 6 milhões de portugueses assistiram em directo às cerimónias do 13 de Maio na Cova da Iria). Parece que os vídeos promocionais e a hipótese de ver o Benfica ganhar um titulo esta época ainda levaram muita gente ao engano no primeiro jogo, mas depois os espectadores aperceberam-se da realidade… É porque nem para embalar a sesta do pós almoço aquilo serve, os comentadores estão habituados ao futebol de 11 e qualquer jogada perto da área comentam com um excitamento desenfreado (são pagos para isso) e como o campo tem praí 10 metros qualquer jogada é perto da área.

Resta a solução de transformar um pouco o espectáculo: Em primeiro lugar meter o Fernando Rocha a apitar os jogos. Depois, de 5 em 5 minutos pára o jogo e alguém de casa telefona, através de um número de valor acrescentado, e tenta adivinhar qual o equipamento de uma das equipas em campo. A seguir, pára o jogo outra vez, e o guarda redes chama um familiar que está na bancada e os dois cantam uma música do Tozé Brito. Mais tarde volta a parar o jogo e é eleita a miss silicone apresentadora TV 2007. No fim aparece o Penin vestido de Robin (super-homem nesta altura pode já não ser tão adequado como quando assumiu o cargo de director de programas) e mata a Floribela com uma serra eléctrica. Isto é que eram audiências!

Sem comentários: