terça-feira, setembro 13, 2005

A culpa da crise é das empresas públicas!

Tenho hoje na porta do meu prédio um papel da EDP. O papel colado do lado de fora do vidro com dois bocados de fita cola, informa os residentes, que no dia 13 virá cá um funcionário dessa empresa fazer a leitura dos contadores de gás e eletricidade, e que é importante que os residentes se encontrem em casa para o receber. Somos ainda informados que essa pessoa virá entre as 8h30m e 14h30m. Ou seja poderá aparecer num intervalo de 6 horas!
Como o intervalo de tempo previsto pela EDP começa às 8h30m, presumo que este seja o primeiro prédio a ser visto nesse dia, por isso dificilmente haverá atrasos por outro motivo que a demora na deslocação.

O meu prédio tem 7 andares , esquerdo e direito somando a porteira, são 15 apartamentos, ou seja 30 contadores. Os contadores estão praticamente ao lado um do outro, e o funcionário prevê ficar 24 minutos em cada andar, isto se todos os moradores estiverem em casa. Como lhe sobram apenas 2 horas para fazer as 8 diárias, e com tempo despendido nas deslocações dificilmente “visitará” outro prédio. Ou seja depois de ver o nº.24 o dia está feito! Como são 32 prédios na rua = a 32 dias.

Estas contas já dão indícios da pouca produtividade da empresa, mas pior, um dia de “vistoria de contadores” , “obriga” a que 15 pessoas fiquem em casa durante esse período de tempo. Ou seja mais 15 outras empresas são prejudicadas devido ao método de trabalho destes senhores. Outras pessoas poderão ter trabalho dependente dessas 15 e assim sucessivamente até o país estagnar

Não é assim tão absurdo. Se eu tiver um vizinho que seja policia sinaleiro poderá ser o caos no trânsito. Se for funcionário do centro de saúde poderá atrasar todas as consultas. Se for piloto de aviões poderá causar o caos na vida de centenas de pessoas. Poderá dar-se o caso do próprio funcionário da EDP tenha que ficar em casa porque lá vão ver os contadores. E assim por diante.

Mas não é só a EDP, no outro dia tive que chamar um técnico da Netcabo e também fui informado que viria no dia X entre as 8h e o 12h. Presumo que a EPAL funcione com o mesmo método, se nos visitarem 2 vezes por ano cada um...é fazer as contas!



Estas empresas, de quem nós somos clientes e pagamos os serviços principescamente poderão assim ser consideradas uma das principais causas do atraso e estagnação económica deste País.


JM

Sem comentários: