quinta-feira, setembro 15, 2005

Regresso às aulas!!!

Segundo um estudo da OCDE os estudantes portugueses são aqueles que passam menos tempo na escola. Pelo contrário os americanos e noruegueses encabeçam a mesma lista. Ao contrário das conclusões negativas que os meios de comunicação tiraram deste estudo eu acho-o muito favorável.
Se os americanos passam tanto tempo na escola para quando se tornam adultos votarem Bush e o reelegerem... acho que Portugal está no bom caminho. Po outro lado, com o frio que faz na Noruega é natural que os alunos queiram ficar na escola onde está quentinho. Por cá calor dentro das salas só no Verão, com temperaturas que podem atingir 40 graus, e fresquinho só no inverno, em alguns casos temperaturas negativas. Nestas condições é natural que os nossos alunos não fiquem lá muito tempo.

O mesmo estudo revela que os professores portugueses passam em média 21h semanais!!!! nas escolas, ora se eles não estão lá o que é que os alunos ficavam lá sozinhos a fazer?
Outro facto curioso é que em termos de custos do governo por aluno/professor Portugal está acima da média, ou seja, gastamos mais por muito menos tempo. Talvez algum elucidado poderá explicar onde é que estará a ser gasto esse dinheiro.

Na minha opinião a escolas deviam gastar esse dinheiro em livros para os alunos. É incompreensível a despesa das famílias portuguesas em livros. Uma escola tem praticamente o mesmo número de alunos todos os anos, assim, podia comprar os livros para todos eles e alugá-los a um preço simbólico aos alunos. Estes utilizavam os livros durante um ano e no fim do ano lectivo devolviam-nos à escola. Os livros que estivessem em mau estado seriam pagos pelos pais dos alunos. Desta forma o mesmo livro poderia ser utilizado por pelo menos uma dezena de alunos, e a escola reaveria o seu dinheiro através do aluguer, simples não?

JM

Sem comentários: