sexta-feira, setembro 23, 2005

Desabafo...

A geração da revolução do 25 de Abril envelheceu. O conceito de liberdade foi potenciado ao limite e para muitos tornou-se egocêntrica, deixou de ser liberdade de todos para ditadura de alguns. Pessoas que atingiram cargos políticos e sociais relevantes, aproveitaram-se desses mesmos cargos para criar fortuna própria. Surgem assim Valentins, Isaltinos, Fátimas Felgueiras, Avelinos e outros. Mas o povo aclama estas personagens, são recebidos em ombros e sob unânimes aplausos. E porque os aclamam? Ninguém sabe, talvez porque considera que todos roubam, mas aqueles que roubam e fazem alguma coisa pelas terras, ou oferecem bens materiais, são perdoados.

Com o tempo o povo confundiu o conceito liberdade e perdeu-se o sentido cívico, social, e democrático. Todos temos um Isaltino dentro de nós. Todos nós consideramos que roubar o Estado não é roubar, enganar uma companhia de seguros não é roubar, todos ficamos contentes quando um banco é assaltado e os ladrões conseguem fugir, enganamos a TV Cabo, a Brisa... Quando é criada uma lei, uma restrição, a nossa primeira atitude é pensar na melhor maneira de a contornar. Está intrínseco na nossa cultura. Mas no estado de governação actual é legitimo pensar assim, porque o próprio Estado rouba-nos descaradamente todos os meses, basta ver os nossos recibos de ordenado, as grandes empresas praticamente têm o monopólio dos seus negócios e não se preocupam com os clientes. O problema é que, se ninguém põe um travão neste tipo de democracia eles continuam soltos e candidatos e a nossa economia entra num ciclo vicioso sem fim.
Por isso cidadãos de Oeiras, Felgueiras, Gondomar, Amarante pensem bem antes de votar. Eu por Lisboa tentarei fazer o mesmo...


JM

Sem comentários: