sábado, dezembro 10, 2005

Mirone.

Ontem não trabalhei. Aproveitei o dia de sol para pegar na minha prancha e ir para praia. Faço um desporto verdadeiramente radical, é uma espécie de centrifugação em água salgada, basicamente é entrar no mar com a prancha, levar com ondas na cabeça e deixar-me enrolar. Quanto maiores as ondas maior é a centrifugação. É um desporto óptimo porque me liberta a cabeça dos problemas do dia à dia, aliás de qualquer coisa, pois as tonturas são tantas que não dá para pensar em nada mesmo sem ser vir à superfície.

Reparei também que no Inverno há escolas de surf, esses meninos que furam as ondas e fogem à centrifugação, e mais surpreendente ainda, vi mirones nas dunas em pleno Inverno!
Pensei, pensei, e cheguei a uma conclusão, tal como os aprendizes surfistas também os mirones têm aulas para um Verão em cheio .

As aulas começam por uma parte teórica com temas como:

- do binóculo ao telescópio.

- técnicas de camuflagem e esconderijo.

- movimentos demográficos com maré cheia e maré vazia.

- estudo das duas grandes escolas de pensamento renova ou klinex.

- as praias portuguesas, morfologia das dunas, espécies mais vulgares e suas indumentárias comuns (topless,bikini,fio dental, nudistas etc.,etc.)

- regras de conduta de mirones - conceito de espaço e distância

- O Flagrante – 1001 desculpas.


O curso é também composto por uma parte prática na qual os instrutores espalham pela praia bonecas insufláveis e os instruendos aplicam os conhecimentos teóricos adquiridos anteriormente. Para além desta actividade há também: técnicas de fuga pelas dunas.

No fim do curso é atribuída a cada aluno a licença de mirone. Esta licença dá acesso a algumas das praias portuguesas, mas terá que ser renovada anualmente. Consoante os relatórios anuais, que são constituídos essencialmente por fotografias, os mirones poderão subir de escalão, o que lhes permite o acesso a um maior número de praias, o topo são as praias de nudistas.

Este curso é apenas para homens, curiosamente a existência de mulheres mirones em praias resume-se a algumas lendas de pescadores. Estudos revelam que as mulheres apenas têm apetência para a actividade de “mirone urbano” que consiste essencialmente por estar à janela, sendo o seu expoente máximo a porteira.


JM

Sem comentários: