quarta-feira, dezembro 14, 2005

Transportes e mais transportes.

Esta obsessão do governo pela construção/transportes parece não ter fim. Fontes do governo garantem que há novos projectos e ainda mais ambiciosos do que os até agora apresentados.

No que diz respeito ao TGV as coisas não vão ficar por aqui. Prevê-se também a maior obra de construção civil de sempre, a construção de uma ponte que ligará Portugal e a Europa às Américas. Depois dos pioneiros Gago Coutinho e Sacadura Cabral, Portugal aventura-se agora, mas com o TGV e com Mário Lino e José Socrates.

Será também revolucionado o conceito de comboio mais rápido, pois uma das linhas que liga Lisboa ao Porto será composta por cerca de 300KM de carruagens, assim os passageiros que entram em Lisboa estão imediatamente num comboio que já está no Porto. Para além de ter a vantagem de todas as populações na rota do TGV poderem ter acesso a este comboio.

Está também em vista a introdução do TGV nas praias da Costa da Caparica, um acesso ultra rápido às várias praias da zona e fica resolvido o problema dos acessos e estacionamento na época balnear.

Mas nem só de TGV vivem as obras públicas e transporte. Tendo por base o conceito de “Portugal mais perto do Mundo” e para além da travessia atlântica, será feita uma ligação via metro aos antípodas de Portugal, a Nova Zelândia. Esta espécie de TGV subterrâneo fará escala em África e Ásia, de modo a que a nova política de transportes portugueses chegue a todos os continentes, até porque, fontes do governo consideram que o projecto seria muito ambicioso se esta linha tivesse que passar no centro da Terra.

Também a base de Beja será transformada numa base futurista, uma espécie de aeroporto para naves espaciais. Este projecto visionário tem como objectivo fazer de Portugal o local de passagem de milhões de extra terrestres que nos próximos séculos visitarão o nosso Planeta.

Todas estas obras são inspiradas em Julio Verne, e serão financiadas pela gruta de Ali Bábá, recentemente descoberta na zona de Foz Côa.



JM

Sem comentários: